Com auxílio de máquinas pesadas, buscas entram no 16º dia em Brumadinho
Com o tempo firme e sem chuva, 12 helicópteros começaram cedo os sobrevoos. Às 7h30, equipes já estavam trabalhando no resgate. Segundo o Corpo de Bombeiros, o efetivo neste sábado soma 390 militares, sendo 159 de Minas Gerais, 130 de outros estados, 64 da Força Nacional e 37 voluntários. Dezessete cães farejadores também reforçam as buscas.
De acordo com o tenente-coronel Eduardo Ângelo, do Corpo de Bombeiros, a quantidade de máquinas pesadas neste sábado chega a 39. Diversos desses equipamentos são usados, nesta manhã, na região do refeitório da mineradora.
“Como o deslocamento dessas máquinas é muito vagaroso, a gente acertou com os encarregados que esses deslocamentos ocorrerão a noite. Então, todo dia ao final do turno, quando a gente for realocar as máquinas em outros pontos, esses deslocamentos serão a noite, de forma que às 8h, impreterivelmente, a gente consiga iniciar os trabalhos”, afirmou o oficial.
Segundo o tenente-coronel, a área de buscas foi dividida em quase 200 micropontos. “Um detalhe que é importante a gente salientar é que a gente iniciou a partir de hoje, desde já, o trabalho dentro das quadrículas, que são micropontos dentro do campo, aonde a gente vai começar a atuar e fazer varredura de toda a área. A nossa expectativa é que, dentro em breve, a gente consiga varrer toda área à medida que a gente for encerrando as quadriculas”, explicou.
Além do refeitório, os trabalhos se concentram em pontos com a região do ITM, do estacionamento e na área da ferrovia.
O tenente-coronel Ângelo também afirmou que as buscas seguem no Rio Paraopeba. “Como a gente sempre tem água correndo e pode ter segmentos ou corpos carreados durante esses dias de chuva, a gente sempre mantém uma busca constante de equipes subindo o Paraopeba até o pontilhão da linha férrea”, falou.
Buscas mobilizam bombeiros há mais de duas semanas — Foto: Reprodução/TV Globo
Posto de comando muda de local
Por duas semanas, o posto de comando das operações de busca em Brumadinho funcionou em uma faculdade particular, localizada na entrada do município.
De acordo com o governo de Minas Gerais, com início do ano letivo na instituição previsto para esta segunda-feira (11), as instalações que abrigam a coordenação das equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM), Polícia Civil e outros órgãos serão transferidas para um clube do município neste sábado.
Números da tragédia
- 157 mortos confirmados – 156 identificados
- 165 desaparecidos
- 393 localizados
- 138 desabrigados